Se você quer investir em imóvel em 2019, fique de olho nas oportunidades, pois o mercado está começando a se aquecer.

Investir em imóvel em 2019 pode ser um bom negócio. Segundo especialistas, o mercado imobiliário apresenta tendência de crescimento desde o final de 2018, começando a se recuperar da forte crise dos últimos anos.

Claro que alguns setores ainda se encontram fragilizados, mas, para quem gosta de investir e ganhar dinheiro com imóveis é bom ficar atento às oportunidades, para não perder bons negócios.

Com base em alguns dados divulgados pelo mercado, destacamos alguns pontos que devem favorecer o aquecimento do mercado em algumas áreas:

  • Chance de mais credito imobiliário popular – associado à nova estipulação da CMN—Conselho Monetário Nacional, que passa a liberar 80% dos recursos da caderneta de poupança para outros tipos de investimentos, além do SFH, abrindo oportunidade para financiamento para outras modalidades de imóveis, tais como Minha Casa Minha vida, e SFI—Sistema Financeiro Imobiliário;
  • Favorecimento do segmento de imóveis de baixa renda: observa-se que há uma viabilidade de investimento em imóveis para famílias de baixa renda.

Mudanças no Programa Minha Casa Minha Vida, por exemplo, ampliaram não só o valor (teto) do imóvel a ser financiado, como também a renda das famílias que podem ser beneficiadas pelo programa;

  • Perspectiva de queda da inflação: a inflação é uma grande vilã do mercado imobiliário, sendo responsável pelo resfriamento do setor, pois gera insegurança e falta de confiança nas compras financiadas em longo prazo.

Num cenário de recuperação gradual da economia, a expectativa é que a inflação mantenha-se abaixo da meta em 2019. Essa situação pode atrair novos investidores para o mercado da construção civil, estimulando a oferta e compra de imóveis;

Para quem quer investir, pode ser um bom momento, aproveitando a baixa dos preços.

  • Consumidores mais otimistas: natural que, com expectativa de melhora da economia, ocorra um aumento de otimismo nas pessoas. O desejo de comprar um imóvel acaba sendo reativado. Para quem vai investir, é importante conhecer o perfil do futuro comprador potencial; 
  • Taxas de juros mais baixos impulsionando oferta de imóveis: com a taxa básica de juros em níveis baixos, o consumidor acaba tendo acesso a um crédito mais barato, ampliando a possibilidade de aquisição de imóveis e, ao mesmo tempo, estimula a construção civil, pois tem mais chance de vender seus empreendimentos.

Com o aumento da oferta e preço baixo, para quem quer investir, pode ser uma chance para comprar um bem na baixa e vender futuramente, com bons ganhos financeiros;

  • Expansão gradual do mercado imobiliário: não se espera muito, pois o cenário de recessão é grande, mais o mercado imobiliário vive de ciclos, que podem ser resumidos em quatro fases distintas: expansão, excesso de ofertas, recessão e recuperação.

Podemos dizer que estamos em uma nova fase de recuperação em algumas áreas, cujas principais características são:

  • Discreta retomada da atividade de construção civil;
  • Redução do número de imóveis vagos;
  • Alguma desconfiança ainda no setor.

Para quem pensa em investir em imóveis, é muito importante conhecer o movimento do mercado, o cenário econômico e político.

Um tipo investimento que está dando um retorno de até 40% do valor investido é a aquisição de imóveis através de leilões.

Mas é importante se informar bem sobre todos os detalhes do negócio, para não ter surpresas ao longo do caminho, e, de preferência, contar com o apoio de uma assessoria imobiliária especializada no assunto.

No mês passado, publicamos em nosso blog o post “Comprar imóvel em leilão é um bom negócio?”, onde esclarecemos os principais aspectos desse lucrativo investimento.

Se você quer investir em imóvel, entre em contato conosco. Vamos te orientar sobre as melhores ofertas e oportunidades

Um abraço,

Moura Assessoria Imobiliária.

Av. Almirante Barroso, nº 22, Sala 806 - Centro - Rio de Janeiro, RJ - CEP: 20031-000
Tel.: (21) 3172-5161 / (21) 3579-3883 / (21) 99651-8040